19.6.09

Sabes amar?


“Eu estou a aprender. Estou a aprender a aceitar as pessoas mesmo quando elas me desiludem, quando fogem do ideal que eu tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou acções impensadas. É difícil aceitar as pessoas como elas são, não como eu quero que sejam, mas como elas são! Ainda estou a aprender a amar. Estou a aprender a escutar, escutar com olhos e os ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos, escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras fúteis e superficiais. Estou a aprender a descobrir a angústia disfarçada, a insegurança escondida, a solidão encoberta. Estou a aprendera ultrapassar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vanglória exagerada. Estou a aprender a descobrir a dor de cada coração. A aprender a perdoar, porque o amor perdoa, atira para longe as mágoas e apaga cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravam no coração ferido. O amor não cultiva ofensas com lástima e auto-compaixão. O amor perdoa e esquece. Extingue todos os traços de dor. Passo a passo, estou a aprender a perdoar, amar. Estou a aprender o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas, valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos. Estou a aprender a ver nas pessoas e as possibilidades que Deus lhes deu. Estou a aprender, mas é difícil e demora esta aprendizagem. Aprendo a colocar os meus interesses, a minha ambição, o meu orgulho de lado quando estes impedem o bem-estar e felicidade de alguém. É difícil amar!”

Queres aprender?

Nenhum comentário: